DISTRAÇÕES_i_IMAGENS

...um olhar sobre... as minhas IMAGENS preferidas e algumas DISTRAÇÕES ...

"A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são." (Peter Urmenyi)

"A dignidade pessoal e a honra não podem ser protegidas por outros. Devem ser zeladas pelo indivíduo em particular" (Mahatma Gandhi)

"Para viajar, basta existir. " ( Fernando Pessoa )

quinta-feira, julho 15, 2010

... um olhar sobre ...UMA BRINCADEIRA INTEMPORAL....

Faz esta semana meio Século, 50 anos, que nasceu na Dinamarca, um "brinquedo" e também uma nova forma de brincar....
Vemos muitas vezes em spots publicitários, expressões como :

" .... para miúdos e graúdos ..."

ou ainda

"... para ser usado dos 8 aos 80 anos ... "

Ora este brinquedo, cumpre o que está prometido nas frases ou expressões.
É mesmo para todos.
Estou a falar da LEGO .



Ok, tenham calma... Não é engano... Foi de propósito...
Não faz 50 anos que a LEGO nasceu, não. O nascimento da LEGO deu-se em 1932, uns anos antes. Eram nesta altura briquedos em MADEIRA.
Na década de 1950, com a introdução do Plástico, tendo-se iniciado a sua utilização em produção em série de artefactos. No entanto a utilização do Plástico não era muito bem vista nos mercados.
Após vários desaires, (incêndio) e desenvolvimento de tecnologia com a utilização de diferentes tipos de matéria-prima, começaram, em 1960, a produzir-se BRINQUEDOS LEGO (peças), tal como as conhecemos hoje.
Foi o início de uma aventura de sucesso.
A LEGO, não é apenas um brinquedo. A LEGO tem hoje ao seu serviço sectores de desenvolvimento e criatividade, utilizando na sua concepção e produção, tecnologia de ponta.
Criam, inventam todos os dias, novos brinquedos.
Eu também brinquei com "legos". Os meus filhos, evidentemente... Conheço muito poucas crianças que não o tenham feito... Por vezes vou a um Centro Comercial, e parecem formigas, a brincar com os legos, que estão disponíveis. O que ainda acho mais piada, são os pais, que sob a desculpa de estarem a tomar conta dos petizes, também brincam com legos... Boa desculpa... Eu também fiz o mesmo...
A LEGO é para mim uma fábrica de Sonhos e do Conhecimento.
SONHOS, porque, em cada momento da brincadeira, cada criança, cada adulto, cria também com a imensidão de peças, sonhos e concretiza-os em cada momento da brincadeira...
CONHECIMENTO, porque, a brincar, quem brinca com LEGO, sem se aperceber está a desenvolver a sua capacidade de raciocínio nos campos da Matemática, da Física, da Robótica e de outras áreas da ciência.
É um caso de descorberta da completa CONTINUIDADE. Não há limite para a criatividade, para o sonho. Brincar, usar peças Lego, é uma actividade sem limites.
Há sempre algo de novo para fazer, criar.

Já tive o grande prazer de concretizar um dos sonhos dos meus filhos.Principalmente do mais velho. Ainda pequeno, fomos visitar um Parque da Lego na Alemanha, em Gunzburg na Baviera. Nós pais, como muitos pais, iamos com o espírito de dar uma prenda aos meus filhos... Estava na altura, eu, com aquele espírito de adulto - "Isto vai ser bom para os miúdos..."
Nunca me esqueço da Felicidade e da impaciência dos meus filhos ao chegar à porta do Parque da Lego. Ainda hoje me comovo, chegam as lágrimas aos olhos ao me lembrar da Felicidade incontrolável do meu filho mais velho, de lágrimas nos olhos, a dizer alto e bom som: " Era o meu sonho vir ver o Parque da Lego"
Foi um dia inesquecível. Foi um dia memorável.

E eu que ia ver um parque, mais um parque, tive um comportamento quase igual ao dos meus filhos. Era mais um "puto grande" a maravilhar-me com tudo o que via. Filmei, fotografei, brinquei... eu sei lá... Não me contive... Não consegui comportar-me como adulto... Ainda hoje quando me lembro emociono-me com esta visita à LEGOLÂNDIA DE GUNZBURG e a felicidade dos meus filhos.

LEGO é um INVENTOR, UM CRIADOR DE SONHOS.

Li algures uma frase publicitária da Lego, que dizia mais ou menos assim:

" Só aqui a Destruição significa mais Criatividade , mais Sonhos"

Em jeito de brincadeira:

" LEGO, ...nem todos podemos ser Engenheiros"

Brinquem com legos, divirtam-se, inventem sonhos, sonhem...

(Imagens retiradas do site da Lego)

2 comentários:

  1. OLÁ AMIGO,
    SEU BLOG É MUITO BONITO, BELAS FOTOS, COMENTÁRIOS PERTINENTES E ADEQUADOS.
    PARABÉNS.

    FÁBIO LUIS STOER

    ResponderEliminar
  2. Olá FAIRES
    O LEGO é de todos nós!
    Que belas construções nós fizemos...rsrsrs
    Abç
    G.J.

    ResponderEliminar