DISTRAÇÕES_i_IMAGENS

...um olhar sobre... as minhas IMAGENS preferidas e algumas DISTRAÇÕES ...

"A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são." (Peter Urmenyi)

"A dignidade pessoal e a honra não podem ser protegidas por outros. Devem ser zeladas pelo indivíduo em particular" (Mahatma Gandhi)

"Para viajar, basta existir. " ( Fernando Pessoa )

quarta-feira, julho 14, 2010

... em JULHO DE 1959... o Mundo dá mais um salto de gigante...

"Em 14 de Julho de 1959, o Diário Popular, na edição deste dia, anunciava que tinha sido criado (inventado) o CIRCUITO INTEGRADO.

O CIRCUITO INTEGRADO foi inventado por Jack Kilby de Texas Instruments e Robert Noyce, da Fairchild Semiconductor, que trabalhando individualmente conseguiram atingir o mesmo objectivo.

A ideia de um circuito integrado foi levantada por Geoffrey WA Dummer (1909-2002), um cientista que trabalhava para o Royal Radar Establishment (do Ministério da Defesa britânico). Dummer publicou a ideia em 7 de maio de 1952 no Symposium on Progress in Quality Electronic Components em Washington, D.C..[1] Ele deu muitas palestras públicas para propagar suas idéias.


O sucesso deste invento foi demonstrado ainda em 1958, e patenteado em 1959."
(Informação retirada de diversas fontes na Internet)



Foi com este pequeno invento, com esta pequena "peça maravilha", que se deu talvez, início a uma das maiores revoluções da tecnologia das Comunicações.
Em 1959, partindo de uma ideia com sete anos, o mundo das comunicações deu um passo de gigante. O aumento da velocidade de transmissão com a possibilidade de diminuir a dimensão dos equipamentos, tornando-os muito mais portáteis, permitiu ao Homem iniciar aqui neste momento o conceito de Aldeia Global.


Ainda me recordo como, de uma forma "vaidosa" e ostensiva, há bem poucos anos, os pouco afortunados, podiam em qualquer parte efectuar uma chamada telefónica. Transportavam o seu TELEMÓVEL agarrado a uma bateria com cerca de 1Kg de peso. Mas podiam comunicar sempre que quisessem. Hoje, com o avanço da tecnologia, estes "tijolos" transfomaram-se em pequenos aparelhos do tamanho de um Porta-Moedas. E já não servem para telefonar apenas. Com estes pequenos equipamentos, pode-se aceder em questão de segundos a qualquer informação em qualquer parte do Mundo.
Ainda me lembro de ter que marcar vez para aceder ao computador da faculdade, que trabalhava com cartões perfurados. Um dia vinha eu caminhando, dei um "tralho", destruíndo a ordem destes cartões. Hoje, os PORTÁTEIS, do tamanho de uma folha A5 têm facilmente capacidades de armazenamento e processamento que ultrapassam qualquer capacidade de entendimento.
Realmente estamos perante uma nova ordem mundial. A forma de gestão da informação, é completamente indiferente ao nosso dia-a-dia, às nossas rotinas. Ganhou vida própria.

Tudo isto por causa de um dia alguém ter inventado o CIRCUITO INTEGRADO, o ascendente do CHIP.

Sei que temos de nos adaptar. Há bem pouco tempo adaptávamos os equipamentos às nossas necessidades. Hoje é o contrário. O equipamento comanda e obriga-nos a adaptar. Somos nós que temos que ir ao encontro das Novas Tecnologias.

Só não sei se isto é bom ou mau...
Mas que na nossa ALDEIA GLOBAL, tudo muda a cada segundo, disto eu tenho a certeza...
(Imagens retiradas da Internet - www.leme.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário