DISTRAÇÕES_i_IMAGENS

...um olhar sobre... as minhas IMAGENS preferidas e algumas DISTRAÇÕES ...

"A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são." (Peter Urmenyi)

"A dignidade pessoal e a honra não podem ser protegidas por outros. Devem ser zeladas pelo indivíduo em particular" (Mahatma Gandhi)

"Para viajar, basta existir. " ( Fernando Pessoa )

quinta-feira, fevereiro 09, 2012

S. Valentim... "Dia dos Namorados"... (?)

14 de Fevereiro...
É já para a próxima semana de acordo com o calendário gregoriano promulgado pelo Papa Gregório XIII a 24 Fev do ano de 1582...
Ainda falta, mas fica já feito...

Sempre me meteu alguma confusão o porquê de o dia 14 de Fevereiro ser o Dia dos Namorados. Pensei que era uma mera coincidência, ser dia de S. Valentim e ser o Dia dos Namorados. Pensei que seria uma razão mais ou menos comercial, algo como associar o Pai Natal ao NATAL. E como temos dias para mais ou menos tudo, então este teria sido por alguém, assim designado - Dia de S. Valentim, o Dia dos Namorados.
Até agora, e assinalando todos os anos com a minha cara metade tal data, era esta a minha convicção. Por intervenção divina do Cupido, este lançava "setas" sobre os ares, com aromas e essências especiais, e todos neste dia, tinham um ataque de Amor e carinho, repartindo prendas e flores, carícias e amores, pelo menos uma vez no ano.
Pura ignorância. Afinal há uma razão válida. Fiquei triste, dado que concluí, se calhar tarde e más horas, que devo muito à inteligência.
Consultando "fontes fidedignas", fui aprender, e descobri um texto que abaixo reproduzo.

(...) Na Idade Média, existia um bispo chamado Valentim que lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que naquéla época, havia proibido o casamento durante as guerras, pois acreditava que os solteiros eram melhores combatentes.
Valentim continuou celebrando casamentos, e até ele mesmo se casou secretamente, mesmo com as proibições. Valentim foi descoberto, preso e condenado à morte, porém, enquanto estava preso, muitos jovens davam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.
Considerado mártir, a data da sua morte, em 14 de Fevereiro, também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma Antiga em honra de JUNO (deusa da mulher e do matrimónio (?)) e de PAN (deus da Natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade. (...)

Bem, aqui está a razão de tal onda , que "ataca" e se propaga por este Mundo inteiro. O amor paira no ar, flutua e penetra nos corações. Corações, flores, etc percorrem ruas e vielas... Velas acesas acompanham jantares e pares ...
Ainda bem que tal acontece, pelo menos uma vez no ano.
Ainda bem, também, que nem todos os usos e costumes se mantiveram ( que eu saiba ), pois não deve ser nada agradável "apanhar" com um "chicote" de correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade de uma mulher.
Já agora, não é que tenha qualquer interesse, mas também este ano vou "comemorar".
Será que é uma comemoração ???

Só mais uma informação, o dia 14 de Fevereiro é o Dia Europeu da Disfunção Eréctil.
Nem a propósito, ou.... de propósito? ... Coincidências ???

( Texto, (a amarelo e itálico) e imagem retiraddas da Internet )

2 comentários:

  1. Ainda bem que as coisas mudam,pois o chicote é a parte ruim disso tudo.
    Deve ser muito bom comemorar,as flores,jantar a luz de velas,perfume no ar,tudo perfeito.
    Aqui no Brasil,comemora-se em 12 de junho,até lá talvez,consiga comemorar.
    Cumprimentos e aproveite esse dia!

    ResponderEliminar
  2. Eheheheheh!!!!!!
    Dia 14 de Fevereiro é o Dia Europeu da Disfunção Eréctil?!?
    Nem de propósito!!
    Beijos

    ResponderEliminar