DISTRAÇÕES_i_IMAGENS

...um olhar sobre... as minhas IMAGENS preferidas e algumas DISTRAÇÕES ...

"A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são." (Peter Urmenyi)

"A dignidade pessoal e a honra não podem ser protegidas por outros. Devem ser zeladas pelo indivíduo em particular" (Mahatma Gandhi)

"Para viajar, basta existir. " ( Fernando Pessoa )

terça-feira, outubro 12, 2010

... um olhar sobre ... pessoas comuns ... em Konia ( Turquia )

Como já é do conhecimento dos vistantes e/ou seguidores deste espaço, estive uns dias por terras turcas. Espantou-me, o seu grau de desenvolvimento, a vontade deste povo ser um povo desenvolvido tanto económica como socialmente. Fiquei com a sensação que dentro de algum tempo será a Europa (UE) a pedir à Turquia para entrar e não o contrário. Como sabem, os mais esclarecidos deste tipo de situações, a União Europeia, baseando-se em questões de Direitos Humanos, não vê com bons olhos a entrada deste país.
A aposta forte e de forma correcta no Turismo, a Segurança Social, a Educação, o desenvolvimento das actividades base como o Artesanato, a Agricultura, são pontos que todos o turcos apostam e lutam dia-a-dia.
Em termos de segurança, passear pelas ruas, conviver no que foi possível, ver, observar, não senti qualquer tipo de nem receio ou insegurança... pelo contrário...
Geograficamente, este país está numa situação complicada... E mais não esclareço... procurem e analisem os porquês do que atrás afirmei.

Em Konia, cidade mais conservadora em questões religiosas, nota-se realmente uma presença mais forte da religião islâmica... nada contra, antes pelo contrário... respeito porque também a mim me respeitaram.
Agora, achei curioso ... foi durante um pequeno passeio pela cidade de Konia, tive a oportunidade de longe observar um facto que me chamou à atenção, e que achei apenas e só curioso... observem as fotos :




O que se vê, ao longe, são duas jovens normalmente conversando. Uma vestida com trajes tradicionais e outra vestida como qualquer jovem "ocidental". Nada de anormal... certamente são duas amigas que se encontraram e vão passear juntas... Até aqui, como duas pessoas da mesma cultura, certamente da mesma cidade, mas tão diferentes no trajar... afinal é fácil conviver mesmo com as diferenças.
Por outro lado, o que me chama mais à atenção é que a jovem, supostamente mais "tradicionalista" é a que usa um objecto tecnológico... um telemóvel...
Espantados... Porquê ?
Digo, é fácil conviver desde que as diferenças sejam respeitdas...
Gostei de estar na Turquia... um país espantoso...
Penso voltar, não fui a Instambul, e até tenho programada (mentalmente, por enquanto), uma volta pela zona oeste junto ao Mar Egeu, e visitar Cesareia.
Gostei de estar num país numa zona onde, falando em termos de religião, em tempos idos tudo terá começado... Não me esqueci da forma como a nossa guia falava de Saulo de Tarso, que afinal foi S. Paulo, e das suas cartas e dos caminhos percorridos ao longo deste território em acção apostólica... afinal foi mais uma prova que falar e conviver mesmo com diferenças, mas na base do respeito, a Paz e a Vida é possível...
Não esqueci aquele momento de diferenças de estilo, mas certamente de amizade...
Gostei...e aprendi... e muito...

1 comentário:

  1. Muito bem observado e comentado, FERNANDO!
    Constatei o mesmo.
    E penso o mesmo.

    Abraços amigos.

    ResponderEliminar