DISTRAÇÕES_i_IMAGENS

...um olhar sobre... as minhas IMAGENS preferidas e algumas DISTRAÇÕES ...

"A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são." (Peter Urmenyi)

"A dignidade pessoal e a honra não podem ser protegidas por outros. Devem ser zeladas pelo indivíduo em particular" (Mahatma Gandhi)

"Para viajar, basta existir. " ( Fernando Pessoa )

domingo, março 17, 2013

... construir o FUTURO... com os olhos no PASSADO ...

 
Apostando no FUTURO...
... com os olhos no PASSADO ...
 
Há dias, ia a ouvir rádio ...
... notícias do país ...
 
... numa província deste país, o respectivo Governo ia, "utilizando" a experiência profissional e de Vida, caminhar em direção a um FUTURO, cujas garantias e probabilidades de sucesso eram bem maiores ...



Esses responsáveis solicitaram, a ajuda de PROFESSORES REFORMADOS, para em conjunto com os NOVOS PROFESSORES, lhes transmitirem as suas experiências, o seu conhecimento, formas de ensino, aprendizagem, comunicação com os jovens alunos, formas de procedimento, em suma, transmitirem a estes jovens profissionais no início da sua vida profissional, o seu conhecimento e a sua experiência de Vida.
 
Sem ainda ter tido tempo para digerir, em primeira estância, pensei, que era uma estopada enorme, para aqueles profissionais, que tendo atingido a idade de terem sopas e descanso, vinha agora um "inteligente" tirar-lhes o sossego.
 
No entanto, e depois de uma digestão bem feita, concluí que uma forma de pensar retrógrada, aquela que por momentos cruzou o meu "Mapa Cerebral" ( que convenhamos também não será nada por aí além ).
 
GRANDE IDEIA, EXCELENTE IDEIA,  a destes responsáveis pela gestão do Ensino em Angola.
Com base no conhecimento adquirido, na larga experiência experiencia de Vida destes professores agora reformados, mas completamente activos e com as suas capacidades intelectuais em bom nível, vão "ensinar", "formar" e "educar", os novos EDUCADORES e PROFESSORES, classe profissional que tem uma grande responsabilidade na formação dos jovens e do FUTURO deste país.
 
E além disso, e também importante, evitam assim, que nas ruas, nas praças ou até em casa, os "Velhos" Professores se sintam inúteis, postos de lado, quase que à margem da Sociedade, mas bem pelo contrário, sejam úteis à Sociedade e ao seu país, continuando mesmo agora a contribuir para o desenvolvimento e FUTURO do mesmo.
 
E assim, com os olhos postos no PASSADO se vai construindo o FUTURO ...
 
Em conclusão ...
 
Que forma brilhante de também RECONHECER UMA CLASSE PROFISSIONAL...
 
"Está na altura de descansar, nós sabemos disso.
Obrigado por tudo o que fez por nós ...
Mas por favor, ajude-nos a sermos melhores, dando a conhecer aos mais jovens, tudo o que sabe e que aprendeu ao longo da Vida ."
 
É isto que no fundo, os responsáveis pela Educação, transmitiram aos professores reformados.
 
E contrariamente ao que se poderia pensar, estes profissionais mais antigos, concordaram e estão a colaborar de alma e coração, talvez até agradecidos e orgulhosos, pelo reconhecimento a que foram votados ...
 
(Fotografia de FAIRES)
 
  

2 comentários:

  1. E nós por cá andamos precisamente ao contrário...porque os reformados já são alvos a abater para assim poderem ter mais dinheiro para os meninos políticos estragarem à vontade.

    Aprender com os velhos é e será sempre uma mais valia e esse meu grande país a pouco e pouco vai renascendo das cinzas e com exemplos maravilhosos como o que descreves.

    Obrigado Faires...eco de Angola...por esta magnífica notícia.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Inteiramente de acordo com a FATYLY !

    Um abraço, Fernando.

    ResponderEliminar