DISTRAÇÕES_i_IMAGENS

...um olhar sobre... as minhas IMAGENS preferidas e algumas DISTRAÇÕES ...

"A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são." (Peter Urmenyi)

"A dignidade pessoal e a honra não podem ser protegidas por outros. Devem ser zeladas pelo indivíduo em particular" (Mahatma Gandhi)

"Para viajar, basta existir. " ( Fernando Pessoa )

quarta-feira, fevereiro 29, 2012

... um café ... numa fortaleza ...

Com o seu ar imponente, também conhecido como o Castelo de S. Filipe, acautela e vigia quem passa no rio prateado que é o Sado, a Fortaleza de S. Filipe.
Estilo maneirista, depois de o projecto ter sido iniciado no reinado de D. João III e interrompido por dificuldades económicas, (realmente já é sina), foi finalmente construída no reinado de D. Filipe I, que segundo reza a história, terá assistido pessoalmente ao lançamento da primeira pedra. A sua construção terá terminado em 1600. Foi ampliado no reinado de D. João IV no contexto da Restauração.
O acesso ao seu interior, faz-se passando pelo Portão das Armas, e de seguida percorrendo um túnel , tecto em forma de abóboda,
com uma escadaria larga de dois lances de degraus. 

Rapidamente se descobre um átrio.
Poderiamos ver, se não tivesse sido destruída no séc. XIX por um incêndio, a Casa do Governador de Armas de Setúbal ( Casa de Comando ).
No entanto podemos ainda ver a Capela de S. Filipe, não o I mas sim o de Neri, tendo este sido o protector desta fortaleza.


Do alto das suas ameias, na margem esquerda, observamos o Sado e a sua barra.
Ao fundo o oceano.

Do outro lado, a vista perde-se pelas encostas da Arrábida.
Na década de 60, em pleno séc. XX, estas muralhas e os seus edíficios foram adaptados, e hoje, podemos deliciar-nos com esta vista entre serra e mar, à "sombra" de uma chávena de café na Pousada (ou de outra coisita qualquer).
Eu experimentei, ..... e gostei ....

(Fotografias de FAires)

1 comentário: