DISTRAÇÕES_i_IMAGENS

...um olhar sobre... as minhas IMAGENS preferidas e algumas DISTRAÇÕES ...

"A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são." (Peter Urmenyi)

"A dignidade pessoal e a honra não podem ser protegidas por outros. Devem ser zeladas pelo indivíduo em particular" (Mahatma Gandhi)

"Para viajar, basta existir. " ( Fernando Pessoa )

quinta-feira, outubro 01, 2009

Dia Mundial da Música

(Fotografia de Fernando Ferreira)
QUALQUER MÚSICA
(Fernando Pessoa)

Qualquer música,ah, qualquer,
Logo que me tire da alma
Esta incerteza que quer
Qualquer impossível calma!
Qualquer música-quitarra,
Viola, harmônio,realejo...
Um canto que se desgarra...
Um sonho em que nada vejo...
Qualquer coisa que não vida!
Jota,fado,a confusão
Da última dança vivida...
Que eu não sinta o coração!

(Retirado de silvystones.spaces.live.com)

Hoje quando me dirigia para a minha batalha do dia-a-dia, ouvia as notícias e as diversas desgraças que se passam neste mundo.
(Já repararam que na nossa imprensa se dá muito mais destaque a tudo o que acontece de mau, em detrimento dos Sucessos, das Conquistas que também vão acontecendo por este Mundo ?)
Era só um desabafo !
Depois quase que em nota de rodapé, noticía de pouco realce, ouvi que hoje é o "Dia Mundial da Música".
Logo a seguir, começou a dar "Música".
Não sei que tema ou quem o teria composto. Sei que gostei de ouvir.
Gosto de ouvir música.
Gosto de cantar.
Canto para mim para não assustar os vizinhos.
No máximo incomódo a minha família. Sei que eles não me dão a sua opinião quanto aos meus dotes vocais, porque gostam de mim.
Não toco qualquer tipo de instrumento.
Admiro os meus filhos, porque entre muitas coisas, cada um deles toca diversos instrumentos - Clarinete, Viola, Flauta, a música para eles é um passatempo.
Todos nós temos a faculdade de poder ouvir ou sentir a Música.


"A surdez de Beethoven não era uma deficiência. Foi uma dádiva dos Céus.
Incapaz de escutar as vozes exteriores, estava em condições de ouvir dentro de si próprio a voz de Deus."
(Vitaly Margulis)
(n. Charkov, Ucrânia 1928)



Todos nós temos a nossa Música. Aquela Música que nos recorda momentos de Felicidade, momentos de Paz, o nosso momento.
Para mim considero uma das minhas músicas, o tema "Porto de Côvo" de Rui Veloso letra de Carlos Tê .

A Música provoca em todos nós sempre qualquer sensação ou sentimento.

É algo difícil de definir. Não sei se é importante haver uma definição para a Música.
Usa-se Música com diversos objectivos :
Por mera distração e em momentos de descontração;
Para relaxar;
Porque gostamos;
Porque .....porque....porque...
Até existe Musicoterapia.
Por isso, e porque normalmente é o que faço, também hoje no caminho de regresso a minha casa, vou pôr o rádio bem alto e ouvir Música. Não é só porque hoje é o Dia Mundial da Música. É porque gosto de ouvir Música.
Seria bom haver muito mais gente que fizesse o mesmo. Assim por momentos poderiam "esquecer" tudo o que nos entristece ou que nos magoa.
Um Feliz resto de dia, neste Dia Mundial da Música.
Façam o favor de ser felizes. ( ... isto não é meu e também não sei de quem é)

2 comentários:

  1. Belíssimo post. Gostei muito.
    A propósito, a frase é do nosso saudoso Raul Solnado.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Tens razão quanto ao autor da frase. Foi dita na célebre rábula da história sobre a Ida para a Guerra, feita pelo Raúl Solnado.
    Obrigado.
    Bjs.

    ResponderEliminar