DISTRAÇÕES_i_IMAGENS

...um olhar sobre... as minhas IMAGENS preferidas e algumas DISTRAÇÕES ...
"A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são." (Peter Urmenyi)
"A dignidade pessoal e a honra não podem ser protegidas por outros. Devem ser zeladas pelo indivíduo em particular" (Mahatma Gandhi)
"Para viajar, basta existir. " ( Fernando Pessoa )

quinta-feira, setembro 13, 2012

Uma Catedral especial ... SALAMANCA ...

 
Visitando, passeando por Salamanca ...
Quem o faz, não pode deixar de visitar uma série de locais, observando, perguntando, questionando ... e talvez mais uns sem número de " ...ando's".
 
 
Um dos pontos de visita obrigatória, na minha modesta opinião é a Catedral de Salamanca ... (Normal dado que estamos em Salamanca. Desafio seria visitar, em Salamanca a Catedral de Segóvia).
Também conhecida como a Nova Catedral de Salamanca, a sua construção foi iniciada em 1513.
No entanto só foi consagrada cerca de dois séculos depois, isto é, em 1733.
 
 
A sua construção de estilos barroco e gótico.
As suas fachadas, nomeadamente a fachada principal, apresenta um excepcional trabalho de rara beleza. 
 
 
 
É tal a imensidão, que dificilmente se pode observar os diversos pormenores e histórias que se encontram representadas na fachada da entrada principal.
Se tal riqueza e beleza já eram motivos mais do que suficientes para ser visita obrigatória, esta catedral, tem ainda algumas particularidades, que lhe conferem, o estatuto de local de visita obrigatória.
Assim e na lateral, podemos observar, mas temos de saber ou estar muito atentos, para a existência de uma figura que certamente não á da época, isto é, não pertence ao tempo desta catedral.
 

 
Podemos observar esculpida, a figura de uma "astronauta", conforme a conhecemos nos nossos dias.
Muitas questões e explicações têm sido levantadas e dadas.
Já não é a primeira vez que visto este local, e de cada uma das vezes, se desse aso a tal, poderia ouvir uma explicação para tal facto.
Uma das melhores para mim é a de que tal figura representa a prova de que já na altura ( por volta de 1733 ), a Terra era local de visita de povos de outros planetas,
 
 "...livro, lançado em 1963, chamado "Eram os Deuses Astronautas?" do suiço Erich von Däniken. No livro (que virou um documentário anos depois), Erich mostra – com fotos – alguns indícios de que, segundo ele, prova que já fomos visitados por seres de outros planetas e que eles (os ETs) fizeram vários cruzamentos com os primatas aqui na Terra, dando origem à humanidade! Em algumas fotos, o autor mostra astronautas desenhados em cavernas de milhares de anos e gravuras esculpidas em templos antiquíssimos! Eram os Deuses Astronautas foi um livro de grande sucesso..."
 
A mais provável e para mim mais lógica, tem a ver com a diversas obras de restauro a que este monumento já foi submetido. A última, ocorrida em 1993, ( e por causa de uma antiga tradição entre construtores e restauradores deste tipo de monumentos, que consiste em juntar motivos contemporâneos aos antigos existentes, tentando fazer a sua integração de forma a não "chocar" ),  sob a responsabilidade de Jerónimo Garcia, terá este escolhido um símbolo do Séc.XX para juntar a esta fachada. Assim terá surgido o "Astronauta".
Poderemos discutir se é correcto, bonito, lógico ou outra coisa qualquer. Poderemos até estender este tipo de discussão a especialistas e cientistas, historiadores ou arquitectos, ou ainda a pessoas comuns, como eu.
No entanto, uma coisa é verdade...
É também um motivo de visita esta questão do astronauta numa catedral de 1733.
E eu, sempre que vou a Salamanca, gosto de visitar a Nova Catedral de Salamanca, admirar o seu "cadeiral", o seu "altar-mor" de extrema beleza e ainda... o nosso amigo astronauta, já quando venho de saída, e de "papinho cheio"...
 
(Fotografias de FAIRES)
(Informação recolhida em diversos sítios na net) 

Sem comentários:

Enviar um comentário