DISTRAÇÕES_i_IMAGENS

...um olhar sobre... as minhas IMAGENS preferidas e algumas DISTRAÇÕES ...

"A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são." (Peter Urmenyi)
"A dignidade pessoal e a honra não podem ser protegidas por outros. Devem ser zeladas pelo indivíduo em particular" (Mahatma Gandhi)
"Para viajar, basta existir. " ( Fernando Pessoa )

sexta-feira, outubro 15, 2010

... um pequeno olhar sobre ... मोहनदास करमचन्‍द गान्‍धी

Não sei a que propósito, mas deu-me para aqui...
...um pequeno e breve olhar sobre ...
Ao longo deste texto vão aparecendo alguns pensamentos e citações deste Homem

"Só existem dois dias do ano em que não podemos fazer nada. O ontem e o amanhã "

Este Homem, sim HOMEM com letra grande porque realmente foi "grande", não em estatura mas como exemplo de Vida, nasceu em 02 de Outubro de 1869. Fez no passado dia 02 do corrente (tão formal que isto fica...), 141 anos que nasceu.
Após os primeiros anos de educação no seu país de origem, seguiu par Inglaterra onde tirou o Curso de Direito, em Londres.
Tornou-se vegetariano, "converteu-se" ao vegetarianismo, e até criou um clube.
Voltou ao seu país em 1915, após uma estadia na África do Sul, onde por diversos motivos e até por timidez, pouco exerceu a sua profissão. A sua mãe, personalidade de referência, tinha entretanto falecido.
A discriminação racial existente  na África do Sul e outros problemas sociais, despertaram a sua consciência social.

"O amor é a força mais subtil do mundo."

"Um cobarde é incapaz de demonstrar amor; isso é privilégio dos corajosos"

" O medo tem alguma utilidade, mas a cobardia não."

Entretanto como advogado e após ter resolvido um caso de grande dificuldade e notoriedade, este Homem chegou a uma conclusão :

"Eu tive um apredizado que me levou a descobrir o lado melhor da natureza humana, e entrar nos corações dos homens. "

No seu país de origem, foi o percursor e o impulsionador de "lutas" por causas a favor do seu povo e do país. O recurso à não violência, a utilização em massa da desobediência civil que ocorreu em 1906 (ainda na África do Sul), os seus princípios e ideais, levaram a que um país inteiro o seguisse e lutasse, na grande maioria das vezes com as suas regras, para atingir o seu objectivo.

"Eu sou contra a violência porque parece fazer bem, mas o bem só é temporário; o mal que faz é que é permanente." 

Passou a exercer o papel de "consciência da sociedade", na luta pacifíca pela independência. O recurso à Não-Violência era a base deste tipo de luta.
Este Homem, estava disposto a viver ao lado do seu povo nas mesmas condições de probreza e humildade ajudando ele também os mais carenciados.
Em 1917 Gandhi ajudou as pessoas que trabalhavam em tecelagens, diante exploração injusta dos proprietários sobre esses trabalhadores. Ele foi detido, mas logo perceberam que o Mahatma era o único que poderia controlar as multidões.

"Assim como uma gota de veneno compromete um balde inteiro, também a mentira, por menor que seja, estraga toda a nossa vida."
Com esta forma de luta, fiel e exigindo fidelidade, este Homem de corpo franzino, mas enorme de Alma e Coração, foi atingindo os seus objectivos, que não eram mais do que os anseios do seu povo.
Correu o seu país, demonstrando e praticando ele também as suas ideias, consciencializando as massas, mostrando a prática da desobediência civíl e o recurso à não violência.


"As minhas imperfeições e fracassos são como uma benção de Deus, assim como meus sucessos e meus talentos, e eu coloco ambos a seus pés."

"Deus não tem religião."
Também ao longo desta luta e da sua vida cometeu erros, que, com a coragem que lhe era peculiar reconheceu ter cometido.
Tinha um programa, baseado em cinco princípios. Mostrou-o ao seu povo exibindo os cinco desdos da mão :
- Igualdade
- Não ao uso do álcool ou drogas
- unidade hindu-mulçumana
- Amizade
- Igualdade para a s Mulheres

Muito mas muito mais haveria a dizer deste HOMEM. Tanto que o meu conhecimento não alcança.


Termino apenas com duas datas, talvez das mais importantes na vida deste grande Homem.
Em 15 de Agosto de 1947, finalmente atinge um dos seus principais objectivos pelo qual tantas lutas fez e privações passou - O seu país, a Índia torna-se independente.

Porque os grandes Homens, normalmente têm sempre um "cobarde" ao seu lado, em 30 de Janeiro de 1948, é assassinado.
O nome deste assassino também ficou registado nas páginas da História: Nathuram Godse.

Falei como certamente já todos perceberam, ou tive o "despeito" de tentar falar sobre
MAHATMA GANDHI
A fotografia é suficientemente reveladora de, sobre quem, aqui tentei escrever umas breves linhas. Foi mais um Homem que marcou e mudou o Mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário