DISTRAÇÕES_i_IMAGENS

...um olhar sobre... as minhas IMAGENS preferidas e algumas DISTRAÇÕES ...

"A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são." (Peter Urmenyi)

"A dignidade pessoal e a honra não podem ser protegidas por outros. Devem ser zeladas pelo indivíduo em particular" (Mahatma Gandhi)

"Para viajar, basta existir. " ( Fernando Pessoa )

segunda-feira, agosto 30, 2010

...a mesma história... ano sim... ano sim...

Ano SIM... Ano SIM...
Neste nosso território à beira-mar plantado, existem uma série de calamidades, situações, conflitos, questões, eu sei lá o quê mais... que são imutáveis.
Não estou a falar de Governo, partidos ou qualquer questão política...
Estou a falar do FOGO....
É deixar chegar a época do estio, e temos a abertura dos jornais e telejornais já feita...
Há dias, lia num artigo de opinião, qualquer coisa como, "... a existência de quase que uma "minuta", onde só seria necessário alterar o nome do local, o entrevistado e pouco mais, porque as perguntas e quase que as respostas eram sempre as mesmas..." . Não era por estas palavras, mas o sentido era o mesmo.
E é verdade... Até as desculpas são as mesmas...
O excesso de calor, o vento, a falta de chuva, a falta de equipamento, a falta... sei lá de mais o quê..., coisas ou situações que são sempre as culpadas...
Depois de vez em quando temos uma notícia, dada de uma forma mais ou menos "bombástica".
Diz-se "..., em .... foi preso um suspeito de ter posto dois fogos...".
Quem ouve, acredita, ..... ou talvez não...
É que pouco tempo a seguir vem outra notícia :
"... o suspeito foi libertado com termo de identidade e residência... " (por exemplo). E o "gajo que não tem outro nome, a troco de alguns trocos, é rapazito para "arranjar" mais três ou quatro fogos, até eventualmente voltar a ser apanhado... isto se ...

No meio desta parvoíce, que quanto a mim não tem outro nome, o país vai ardendo, bombeiros, que nem têm dinheiro para mandar cantar um cego, vão tentando aguentar, este esplendoroso e agradável período de férias... (sim porque o país por acaso quase que pára, por causa das férias...bem merecidas, não digo que não...)
Mas e os bombeiros...as pessoas que perdem os seus bens... não têm direito a uns dias de descanso ??
Fala-se sempre do mesmo... temos sempre soluções... " ... a tropa o que está a fazer nos quarteis?..." - perguntam alguns...
Outros, "... porque é que não limpam as matas... ". Normalmente os responsáveis, vêm a terreiro dizer que os responsáveis e os proprietários dos mesmoms terrenos, não limpam as matas...
Olho para isto tudo, e pergunto: (agora eu, porque também gosto de perguntar)
- E o Estado ( não sei quem é) , também não tem matas, terrenos baldios e coisas afins para limpar ??
- E limpa ?
Este fim de semana passei pela Serra da Estrela...
O que vi, foi uma paisagem desoladora, "riqueza" e "património" destruído... Foi quase aterrador, imaginar, no local, como teria sido...
Não sei se quem ateou aquele fogo, foi preso... ou não...
O que sei, é que por muits anos que este "animal", bem como que lhe pagou para o fazer, por muitos anos que pudesse estar preso, não "pagava" aquela desolação.
Por aqui me fico.
Para o ano, para o próximo ano de 2011, é só aguardar.
Mais ou menos na mesma altura, lá teremos os mesmos ou outros muito parecidos, a debitar "biataites" e "bacoradas", acerca do mesmo assunto.
Tão certo como serem os mesmos a ter de apagar os fogos, a sofrerem na pele este escândalo, a pagarem alguns com a própria Vida, para outros falarem e aparecerem nos jornais e televisões com o seu ar emproado e com ar também de que aquilo que está a dizer, será a última vez que o dirá, aquele ar de conhecedor e dono da Verdade.

As imagens ficam apenas... para mais tarde recordar...
Não serve de exemplo nem tão pouco de meio de acção correctiva...
São apenas mais umas imagens...
E este território à beira-mar plantado, que, já de si não é muito abonado, rico em paisagem natural e áreas de fazer inveja à maior parte do Mundo, vai ficando cada vez mais pobre, porque existe um "pequeno número" de gente, que não faz a miníma ideia do que anda cá a fazer...

Já me esquecia... Ainda falta agora outra parte...
Os mesmos "idiotas", (não é insulto, estou a falar dos que têm as ideias e as soluções), vão agora passar à fase seguinte :
homenagear, quem perdeu a Vida, quem lutou nesta batalha muitas vezes sem tréguas e cuja "vitória" representa também uma "derrota" para outros.
Não estou a pôr em causa que, os Bombeiros e outros responsáveis , não são merecedores de VALOR e RECONHECIMENTO por todos nós.
Apenas porque, infelizmente se perderam Vidas, se destruíram lares que nenhuma homenagem poderá repôr. E em alguns casos, se foi um infeliz "acaso" que provocou esta perda, noutros, estas perdas poderiam ter sido evitadas.
HONRA aos Bombeiros e a quem combateu, nestas "Batalhas". O AGRADECIMENTO é inevitável... e merecido.
Como eu gostaria de não ter redigido estas linhas...
Gostaria de terminar, pensando que para o ano vai ser diferente... mas acreditar... acreditar... é difícil...
Agora sim, por aqui me fico...
(Fotografias de Teresa e Fernando)

1 comentário:

  1. FERNANDO

    Subscrevo NA TOTALIDADE o que escreve!
    E sabe que no único Parque Nacional que temos (o da Peneda-Gerês), ARDEU 10% da sua área e na sua grande parte numa zona (a Mata do Cabril), onde HAVIA géneros de plantas únicas?
    E não foi só aqui!
    Outras áreas do PNPG (onde TAMBÉM curiosamente se encontravam outras plantas raras), também desapareceram, ou quase!
    A última vez que lá estive, já vai há dois anos!) o estado calamitoso e de DESLEIXO desesperou-me!
    Eu que conheço o Gerês, desde a sua inauguração (da qual participei), só posso dizer que o ESTADO nÂO É PESSOA DE BEM!

    Um abraço solidário com todas as vítimas deste rega-bofes.

    ResponderEliminar