DISTRAÇÕES_i_IMAGENS

...um olhar sobre... as minhas IMAGENS preferidas e algumas DISTRAÇÕES ...

"A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são." (Peter Urmenyi)

"A dignidade pessoal e a honra não podem ser protegidas por outros. Devem ser zeladas pelo indivíduo em particular" (Mahatma Gandhi)

"Para viajar, basta existir. " ( Fernando Pessoa )

terça-feira, julho 20, 2010

...um olhar sobre... A AMIZADE OU OS AMIGOS...

Entre dias Mundiais, Dias Internacionais, Comemorações, Celebrações, Efemérides, etc, há bem mais de 100 por ano, o que além de dificultar, banaliza a importância de alguns.
Deixando-me de considerandos ....

Este é para ser lido por quem é meu AMIGO....

Hoje dia 20 de Julho comemora-se o DIA INTERNACIONAL DA AMIZADE.....

AMIZADE, AMIGOS....
São apenas palavras, palavras que me levam a pensar...
Pensei, enquanto iniciava este apontamento... Quantos amigos tenho eu???
Cheguei a uma conclusão...
Tenho muito poucos AMIGOS...
Tenho muito poucos... Não sei se me sinto triste, desanimado, ou se pelo contrário, me hei-de sentir feliz.
As contingências da Vida, levam-nos muitas vezes à separação, a caminhos diferentes, a perder o rasto a Amigos, e se calhar, a ganhar novas AMIZADES...
Tenho muito poucos amigos... Contam-se pelos dedos de uma mão...
Mas estes, estes meus AMIGOS, são "aquilo" que todos nós chamamos , OS VERDADEIROS AMIGOS... São estes que contam, são estes que temos de cuidar, são destes que eu tenho de tomar conta...
Pelos AMIGOS, sofremos, choramos, ficamos felizes, festejamos. Estes amigos por mim fazem o mesmo... os meus amigos...
Tenho muita dificuldade em fazer verdadeiros amigos, talvez não só por uma questão de feitio... É que para mim a AMIZADE,como outros sentimentos, tem de estar sustentada numa base de CONFIANÇA e fidelidade (até moral). E, por uma questão de feitio, repito, o meu "Confiómetro" tem apenas e só dois níveis, o Zero (0) e o Cem (100). Não há pontos intermédios, o que dificulta muitas vezes o estabelecimento de relações de confiança e amizade. Tenho por vezes pena de ser assim, mas sou assim...Sou assim comigo, também sou assim com eles, e eles sabem disso.
Também já, desiludi, magoei, "feri de morte"  meus amigos. Perdi alguns porque não soube de alguma forma cultivá-los... Não sou nenhum santo, ou quanto muito de "Pau Carunchoso", mas os que tenho são bons...
Como diz o povo, somos poucos mas bons...
Dou valor infinito à AMIZADE...
Sou amigo até debaixo de água... e tenho a certeza que os meus AMIGOS, pensam o mesmo de mim...
Se necessário digo-lhes o que penso, ou talvez não, se o assunto não tiver uma importância por aí além... Se os "desiludi" peço-lhes desculpa, desculpa sincera, mas não foi com intensão de tal... O mesmo penso deles, e da sua amizade que eles têm comigo...
Como escreve num dos seus poemas (Bons Amigos), Machado de Assis :

"Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
Porque um amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
Amigo a gente sente! (...)"

Na realidade, os AMIGOS têm um dom, a AMIZADE, o AMIGO não se pede... apenas SE SENTE... Sentimos mesmo quando temos um amigo... e eu que não tenho muitos, sinto mesmo quem é meu AMIGO... e tenho a certeza que eles também o sentem...

Em jeito de "despedida", aqui o deixo, partilhando-o ... com os meus AMIGOS...

"Se eu morrer antes de você, faça-me um favor. Chore o quanto quiser, mas não brigue com Deus por Ele haver me levado. Se não quiser chorar, não chore. Se não conseguir chorar, não se preocupe. Se tiver vontade de rir, ria. Se alguns amigos contarem algum fato a meu respeito, ouça e acrescente sua versão. Se me elogiarem demais, corrija o exagero. Se me criticarem demais, defenda-me. Se me quiserem fazer um santo, só porque morri, mostre que eu tinha um pouco de santo, mas estava longe de ser o santo que me pintam. Se me quiserem fazer um demônio, mostre que eu talvez tivesse um pouco de demônio, mas que a vida inteira eu tentei ser bom e amigo. Se falarem mais de mim do que de Jesus Cristo, chame a atenção deles. Se sentir saudade e quiser falar comigo, fale com Jesus e eu ouvirei. Espero estar com Ele o suficiente para continuar sendo útil a você, lá onde estiver. E se tiver vontade de escrever alguma coisa sobre mim, diga apenas uma frase : ' Foi meu amigo, acreditou em mim e me quis mais perto de Deus !' Aí, então derrame uma lágrima. Eu não estarei presente para enxuga-la, mas não faz mal. Outros amigos farão isso no meu lugar. E, vendo-me bem substituído, irei cuidar de minha nova tarefa no céu. Mas, de vez em quando, dê uma espiadinha na direção de Deus. Você não me verá, mas eu ficaria muito feliz vendo você olhar para Ele. E, quando chegar a sua vez de ir para o Pai, aí, sem nenhum véu a separar a gente, vamos viver, em Deus, a amizade que aqui nos preparou para Ele. Você acredita nessas coisas ? Sim??? Então ore para que nós dois vivamos como quem sabe que vai morrer um dia, e que morramos como quem soube viver direito. Amizade só faz sentido se traz o céu para mais perto da gente, e se inaugura aqui mesmo o seu começo. Eu não vou estranhar o céu . . . Sabe porque ? Porque... Ser seu amigo já é um pedaço dele !"

(Vinícius de Moraes)
 
Obrigado por serem meus amigos... eles sabem de quem estou a falar...
Todos nós devíamos pelo menos ter um amigo...
Conquistem muitos VERDADEIROS AMIGOS... É o meu desejo verdadeiro ...para os meus AMIGOS e para aqueles que nem por isso...

8 comentários:

  1. Tudo li com o maior prazer.
    Vale a pena ser seu AMIGO!

    Obrigado, FERNANDO !

    Um abraço deste seu Amigo.

    ResponderEliminar
  2. Ser amigo, exige tempo e disponibilidade. Às vezes, não é fácil. Escolheste um texto lindíssimo, de Vinicius de Morais. Não o conhecia, e li avidamente.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Caro João,
    É realemnte um prazer ser seu AMIGO.
    Para mim é uma honra, além do prazer.
    Obrigado pelo seu comentário.
    Obrigado por me considerar um Amigo.
    Um abraço,

    ResponderEliminar
  4. Teresa,
    Não há Bela sem Senão...
    O tempo existe, a disponibilidade cria-se...
    O que depende de n´´os é apenas a Vontade...
    Obrigado eplo Comentário...
    Um beijo,

    ResponderEliminar
  5. Olá FAIRES
    Obrigado pela visita
    Celebremos então o dia da Amizade.
    Abç
    G.J.

    ResponderEliminar
  6. Conhecidos são sempre muitos.
    AMIGOS, esses devem ser poucos para ser verdadeiros.
    Não nos enganemos!
    Um beijo

    Romicas

    ResponderEliminar
  7. Caro Gaspar,
    Não tem que agradecer. É sempre um prazer visitá-lo. Tenho pena é de o não fazer mais vezes.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Olá Romicas,
    É verdade, Não podemos confundir.
    Bjs.

    ResponderEliminar