DISTRAÇÕES_i_IMAGENS

...um olhar sobre... as minhas IMAGENS preferidas e algumas DISTRAÇÕES ...

"A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são." (Peter Urmenyi)

"A dignidade pessoal e a honra não podem ser protegidas por outros. Devem ser zeladas pelo indivíduo em particular" (Mahatma Gandhi)

"Para viajar, basta existir. " ( Fernando Pessoa )

quinta-feira, outubro 29, 2009

Um "CINQUENTINHA" famoso, guerreiro .... e amigo ...


"Estamos no ano 50 antes de Cristo. Toda a Gália foi ocupada pelos romanos...
Toda ? Não ! Uma aldeia povoada por irredutíveis gauleses ainda resiste ao invasor.
E a vida não é nada fácil para as guarnições de legionários romanos nos campos fortificados.... "

ou ainda,

" Estes Romanos são loucos...."

Quem não leu já estas passagens.

Hoje um GRANDE pequeno personagem faz 50 anos.
ASTÉRIX e com ele o seu inseparável e inegualável amigo OBÉLIX.

As primeiras publicações surgiram em 1959 na revista Pilote.
Criação de Albert URDEZO e René GOSCINNY, entretanto já falecido.
Muitas personagens que entram nestas aventuras continuam a acompanhar-nos e a fazer as delícias de miúdos e graúdos.

Astérix o Guerreiro
Obélix o seu "arqui - amigo" , também muito amigo dos Javalis, sempre acompanhado pelo enorme guarda, o seu cão IDÉIAFIX.

ABRARACURCIX, o Chefe da Aldeia, que mantém a ordem, e sempre responsável por tomar as decisões certas no momento certo;
ASSURANCETOURIX, o Bardo que com a sua VOZ, mantém sempre a alegria e a boa disposição naquela aldeia ;
PANORAMIX, o responsável pela força e vitalidade dos nossos amigos desta aldeia, homem muito apreciado pelos Romanos, que vêm nele, sempre um "amigo para as ocasiões" .

Não me posso esquecer dos "ROMANOS", aqueles bravos guerreiros, que nunca desistem de conquistar aquela pequena aldeia. Sempre tentaram e tentam e tentam e tentam ......, na base do diálogo e das boas maneiras. Partem sempre do seu campo fortificado com coragem e vontade de vencer.

Muito mais haveria a dizer destes nossos amigos do imaginário.
Eu, apenas lhes quero agradecer, por me acompanharem na minha infância, juventude e actualmente.
Sempre fizeram parte da minha casa. Hoje acompanham também os meus filhos. Tenho a certeza que vão acompanhar os meus netos.
Apenas lhes quero agradecer pelos momentos de boa disposição que sempre me proporcionam. O que eu acho ainda mais incrível, é que leio e volto a ler e ainda leio mais uma vez e.... outra vez , e continuo a achar uma piada extraordinária.


Albert URDEZO


René GOSCINNY

Obrigado também a Urdezo e Goscinny,por um dia se terem lembrado e concretizado esta aventura. " Muitix obrigadix"

O primeiro volume destas aventuras é editado em 1961- Astérix, o Gaulês.
Até hoje, as aventuras de ASTÉRIX e OBÉLIX, estão editadas em cerca de 30 títulos e traduzidas em cerca de 83 líguas e 29 dialéctos.



PARABÉNS ASTÉRIX
(Imagens retiradas da web)

2 comentários:

  1. Interessante como tantas personagens significativas nasceram em 1959: Asterix, a Barbie, e outras de que me estou a lembrar, mas não digo aqui!
    Deve ter sido um ano vintage!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Teresa,
    Obrigado pelo comentário.
    Por acaso, também não estou a ver mais ninguém.
    Um G'ANDA BEIJINHO

    ResponderEliminar